Instafood e foodporn

pf_&_marmita27_08_2014

 

Hoje, em mais uma participação no programa de rádio PF & Marmita, abordamos uma matéria que encontrei na Revista Galileu chamada “Para comer com os olhos”. Nela, fala-se sobre o aniversário de 4 anos da rede social Instagram, em que cerca de 200 milhões de usuários já publicaram mais de 20 bilhões de imagens.

A preferência por publicar fotografias de alimentos costumam, nesse ambiente virtual, ser chamadas de #foodporn, numa síntese do que seria “comer isso aqui é melhor do que fazer sexo”. – Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa expressão… Mas no facebook já vi e publiquei diversas vezes imagens de comidas ou de gente cozinhando. A hashtag por lá é #instafood, que me parece muito mais simpática, afinal gosto e bumbum cada um tem o seu.

A revista selecionou 500 fotografias marcadas com #foodporn para descobrir o que as pessoas gostam de publicar. Afinal de contas, as pessoas não publicam tudo o que comem… Nunca vi um pão com ovo sendo estampado, mas um belo prato de comida internacional, ou uma sobremesa bonitona de confeitaria, todos gostam de exibir!

O Marcos Donaduce e o Marco Antonio Laporta ampliaram nossa conversa no programa citando o compartilhamento em épocas que a internet não existia e os vizinhos convidavam os vizinhos para experimentar ou levavam “uma provinha” para reforçar a amizade.

Na minha infância, no condomínio de prédios onde morava, era típico um Natal coletivo, uma virada de ano com cada um contribuindo com um prato gostoso, bebidas, numa celebração da amizade onde é fácil dar uma encrenca (em 3 prédios de 8 andarem com 14 apartamentos por andar… Imaginem!)!

Tem quem ache brega, há quem muito aprecie. A foto de capa é mérito do Paulo Lima, o sushiman da casa. Eu gosto de comida boa. E quando nos reunimos com a confraria de amigos que também curte, a gente fotografa tudo e todos, para celebrar esse encontro.

Vocês também fazem esse tipo de coisa?