Imperdível

Imagem: http://hugoeniobraz.blogspot.com.br/p/retratos.html

Imagem: http://hugoeniobraz.blogspot.com.br/p/retratos.html

 

Não me lembro exatamente quem me apresentou aos escritos preciosos e de um humor bem peculiar típicos de Moacyr Scliar. Muito provavelmente tenham sido as professoras Vilma ou Fátima, de literatura, do segundo grau… Mas desde que li “O Centauro no Jardim”, virei fã.

 

Esse escritor gaúcho de origem judaica conseguiu nos fazer conhecer melhor e perder certos pudores com riso sobre coisas cotidianas que nos passam despercebidas por parecerem tão óbvias, mas também trabalhou com a imaginação, a fantasia, de uma maneira muito discreta. Mesmo assim, se destacou bastante e, como ele disse, não pretendia passar de “escritorzinho do (bairro) Bom Fim”, só que se tornou um médico especialista em saúde pública de destaque na Academia Brasileira de Letras.

 

Hoje precisei ir ao Ministério do Trabalho ver um documento e, depois de 50 minutos de espera pelo ônibus que me levaria ao centro da cidade (coisa rara por aqui essa demora toda), mais o tempo do trajeto,  contrastou que em menos de 2 minutos tinha resolvido o que precisava. Daí  me vi bem pertinho do Santander Cultural, onde, desde 17/09, está aberta ao público GRATUITAMENTE a exposição “Moacyr Scliar: O Centauro do Bom Fim”. Não resisti e entrei…

 

Não sei se preciso detalhar muito, mas o curador é Carlos Gerbase, que explorou materiais de diversas formas, principalmente usando as mídias digitais. La, há poltronas onde podemos ler e ouvir em tablets trechos de livros, assim como podemos assistir videos, ler textos em paredes e ver fotografias, roupas, manuscritos, enfim, uma riqueza de objetos pessoais do autor.

 

Imagem: http://www.scliar.org/moacyr/noticias/construcao-da-identidade-judaica-na-trajetoria-de-moacyr-scliar/

Imagem: http://www.scliar.org/moacyr/noticias/construcao-da-identidade-judaica-na-trajetoria-de-moacyr-scliar/

 

Paralelamente, vêm acontecendo mostras de dança, música, palestras, seminários, oficinas interessantes para crianças a partir de 10 anos, teatro… Tudo isso já preparando nossos espíritos para a chegada da Sexagésima Feira do Livro de Porto Alegre. A exposição fica por lá até 16/11/2014 e espero que circule por outros espaços!

 

Se tiver compromisso, não deixa de arrumar uma desculpa para passar por perto e entrar. Se for a passeio, então, posso te sugerir um roteiro completo: aproveita a exposição, depois passa no Mercado Público, observa a beleza desse prédio histórico que já resistiu a tantas tragédias e faz umas compras de produtos naturais, coloniais e almoça um escondidinho de bacalhau, carne de panela ou frango acompanhado de mix de folhas, cenoura e beterraba com molho de mel e mostarda… HUMMMM! Completa com caldo de frutas lá na Banca 40. Depois tem aquelas deliciosas sobremesas como Bomba Royal, Banana Split…

 

Se estiver com bastante tempo, logo ali tem também vários outros programas muito interessantes de se fazer no centro de POA. Quem sabe te inscreves no Viva o Centro a Pé e conhece melhor nosso Centro Histórico?

 

P.S.:o Santander Cultural tem elevador, na entrada pela lateral, na Praça da Alfândega. Como é prédio antigo, não foi projetado pensando em acessibilidade, mas deram um jeito. E tem rampas lá dentro para conduzir aos diferentes ambientes. Tinha esquecido de dizer isso no post!